História


O termo caiçara tem origem no vocábulo tupi guarani “caá-içara”, que era utilizado para denominar as estacas colocadas em torno das tabas ou aldeias, um curral feito de galhos de árvores fincados na água para cercar os peixes, com o tempo o nome passou a designar todos os indivíduos e comunidades do litoral dos Estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Paraná.

O Território Caiçara, abrange toda a região costeira desde a Baía de Angra dos Reis no Rio de Janeiro até Paranaguá no Paraná e é principalmente dentro desse território que se insere a Cultura Caiçara. Apesar de sua grande extensão, existem elementos culturais e sociais comuns nesse trecho da costa brasileira. A Canoa, esculpida em troncos de madeira nativa, mantém em si a memória viva Caiçara.


Dentro da Campanha de registro da Canoa Caiçara é necessário identificar as semelhanças das técnicas construtivas dos Mestres. Assim, dentro em breve, será feito um esforço para localizar, identificar e mapear estes últimos Mestres Canoeiros a fim de instruir o processo de registro da Canoa Caiçara. Além disso, a Secretaria de Cultura inicia a coleta de assinaturas para atestar o desejo e o reconhecimento da população da importância da cultura caiçara na vida de Paraty. 

2 comentários:

  1. Como faço para ajudar? Quero ser voluntário.

    Atenciosamente,

    George Henrique
    24 7836 3777

    ResponderExcluir
  2. Vamos estender um pouco mais este territorio ate a baia de sepetiba - R.J. - Digo isto pois fui criado em Itacuruçá em meio a esta cultura e sempre tive contato com canoas, estando hoje de posse de uma de +-5m (em cedro) e reformando-a. Gostaria de uma ajuda neste sentido pois não temos mais artesãos e mestres nesta arte. E-mails p/ lucianobauerfeldt@yahoo.com.br
    Excelente iniciativa e um belo trabalho dos Srs. . Parabéns!
    Luciano Bauerfeldt, Itacuruçá - Mangaratiba - R.J.
    cel. : (21) 999287841

    ResponderExcluir