O termo caiçara tem origem no vocábulo tupi guarani “caá-içara”, que era utilizado para denominar as estacas colocadas em torno das tabas ou aldeias, um curral feito de galhos de árvores fincados na água para cercar os peixes, com o tempo o nome passou a designar todos os indivíduos e comunidades do litoral dos Estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Paraná.
Dentro da Campanha de registro da Canoa Caiçara é necessário identificar as semelhanças das técnicas construtivas dos Mestres. Assim, dentro em breve, será feito um esforço para localizar, identificar e mapear estes últimos Mestres Canoeiros a fim de instruir o processo de registro da Canoa Caiçara. Além disso, a Secretaria de Cultura inicia a coleta de assinaturas para atestar o desejo e o reconhecimento da população da importância da cultura caiçara na vida de Paraty.
Como faço para ajudar? Quero ser voluntário.
ResponderExcluirAtenciosamente,
George Henrique
24 7836 3777
Vamos estender um pouco mais este territorio ate a baia de sepetiba - R.J. - Digo isto pois fui criado em Itacuruçá em meio a esta cultura e sempre tive contato com canoas, estando hoje de posse de uma de +-5m (em cedro) e reformando-a. Gostaria de uma ajuda neste sentido pois não temos mais artesãos e mestres nesta arte. E-mails p/ lucianobauerfeldt@yahoo.com.br
ResponderExcluirExcelente iniciativa e um belo trabalho dos Srs. . Parabéns!
Luciano Bauerfeldt, Itacuruçá - Mangaratiba - R.J.
cel. : (21) 999287841